Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Perguntas Frequentes

Guias técnicos

Você teve algum problema e quer saber como resolver? Selecione abaixo a linha de seu interesse:

Linha de Impressão

  • O que é o SETA?
    SETA - Sistema Eletrônico de Tintas Anjo é um software desenvolvido pela Anjo Tintas para gerenciar todas as informações do In’Plant. O programa apresenta uma linguagem popular e de fácil manipulação pelos usuários. É composto por algumas ferramentas que são: FISPQ (Ficha de Inspeção e Segurança de Produtos Químicos), Manual do Software, Boletins Técnicos e Guia Técnicos de Tintas.
  • Quais os benefícios do Sistema In'Plant?
    - Produção no momento desejado; - Produção limpa e segura; - Capacitação Técnica dos Profissionais; - Redução de tempo de máquina parada; - Reutilização das sobras de tintas; - Repetibilidade na produção de tintas; - Redução de estoque de tinta; - Equipamentos especializados para produção; - Móvel projetado para melhor funcionalidade; - Técnico para implantação do sistema.
  • A Anjo possui produtos para Rotogravura?
    Sim. A Anjo possui linha completa para o sistema de Rotogravura.
  • A Anjo Tintas trabalha com tintas base água para filmes flexíveis?
    A Anjo Tintas detém o estudo da tecnologia, porém, ainda não atua neste nicho de mercado.
  • O que dá a resistência à tinta?
    As tintas são constituídas por um veículo fluído denominado resinas, que podem ser naturais e/ou sintéticas, sendo responsáveis pela junção dos demais elementos da tinta, além de promover a adesão da tinta ao suporte e fornecer a resistência específica ao produto (umidade, gordura, calor e etc).
  • O que é a linha PROTECTPACK – tintas antibactérias?
    Linha de tinta inovadora, de alta performance, que garante a eliminação de bactérias das embalagens por até 12 meses, trazendo benefícios tanto para os convertedores de embalagens até os consumidores finais. Possuindo ação bactericida, bom brilho e secagem, resistência a abrasão, resistência a baixa temperatura e alta umidade. Sua eficácia quanto a ação antimicrobiana foi testada e aprovada conforme os parâmetros da norma JIS 2801:2000 (Japonese Industrial Standard), do Japão, para produtos antimicrobianos, realizado no CONTROLBIO, laboratório de ensaio acreditado pelo Cgcre, de acordo com a ABNT NBR ISO/IEC.17025, sob número CRL 0545.
  • O que é análise de Retenção de Solventes?
    A análise é baseada na norma NBR 13058 de fevereiro de 2003 e consiste na análise através de cromatografia gasosa para identificação e quantificação dos solventes retidos na embalagem impressa, sendo expresso o teor residual por mg/m2. O valor de 20mg/m² é o máximo adotado pelo mercado de embalagens.
  • O que é Flexografia?
    É um processo de impressão de embalagens flexíveis como: jornais, livros e especialmente para embalagens para alimentos de alta qualidade. Na flexografia o objeto de impressão é um foto polímero/borracha (clichê) e o cilindro de impressão é feito de aço. Tintas a base de solvente são usadas em processos de impressão flexográfica. Além de solventes, estas tintas são compostas de pigmentos, solventes auxiliares como aceleradores ou retardadores de secagem e os aditivos.
  • O que é o Thinner ECO para flexografia?
    O Thinner ECO – ANJO é um thinner médio de processo usado para diluição de tintas flexográficas. Produto que oferece alta estabilidade na tinta e baixa agressão ao meio ambiente em função da baixa emissão de VOC – Composto Orgânico Volátil. Estruturado com matérias-primas de fontes renováveis em sua composição. Oferece pouca reposição de solventes durante aplicação e manuseio do produto. Baixos níveis de retenção de solventes em filmes plásticos flexíveis.
  • O que é Sistema In'plant?
    É um sistema de produção in loco que a Anjo Tintas proporciona customização, qualidade e o gerenciamento das tintas formuladas nos próprios clientes. O In’Plant é uma unidade compacta e pode ser facilmente adaptado aos espaços disponíveis para produção de tintas. Tem como objetivos produzir, controlar e gerenciar a utilização de tintas e monitorar os retornos de máquina (recuperação) e os estoques, através do sistema SETA.
  • O que é tinta flexográfica com baixo teor de toxicidade?
    Com o mercado de embalagens flexíveis cada vez mais inovador e designs mais complexos, as exigências para os fornecedores de tintas vêm sendo cada vez maiores, sendo relevante contemplar a questão de toxidade nas embalagens de alimentos. Pensando neste diferencial, os produtos comercializados pela Anjo Tintas atendem as normas: - ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária): Rege níveis de metais pesados para embalagens de alimentos e que possam ter contato com crianças - FDA (Food and Drug Administration): Norma Americana que rege alimentos e fármacos quanto a toxicidade - ABRE (Associação Brasileira de Embalagens): Lista de Exclusão por toxicidade para tintas e solventes de impressão - EUPIA (European Printing Ink Association): Lista de Exclusão Europeia por toxicidade para tintas e solventes de impressão.
  • O que é tinta rotogravura?
    É chamado também de processo em baixo relevo, porque a imagem na matriz é um baixo relevo em relação à superfície do cilindro. A matriz de impressão é constituída por um cilindro de cobre perfeitamente uniforme, gravado e cromado. O sistema rotogravura é indicado para impressão de grandes tiragens em alta velocidade, com a vantagem de se obter impressos de qualidade sobre suportes menos nobres, onde pode ser utilizado solventes com taxa de evaporação acelerada.
  • Quais linhas de tintas de impressão a Anjo atua?
    A Anjo Tintas possui uma linha completa de diversos produtos para flexografia e rotogravura, sendo as principais linhas: - ANJOICE: indicada para impressão em filme PEBD tratado, apresenta excelente resistência à umidade (embalagens de iogurte, frango, leite, etc). - ANJOCEREAL: indicada para impressão em filme PEBD tratado, apresenta excelente resistência a óleos (embalagens de fubá, arroz, etc). - ANJOPP: indicado para impressão externa e interna em filmes de PP tratado, apresenta bom brilho, (embalagens de biscoito, macarrão, etc). - ANJOFLEX: indicado para impressão em filmes de BOPP, PP, PEBD com tratamento físico ou químico, apresenta excelente aderência e força de laminação, além de possuir baixos teores de retenção de solventes (embalagens de café, salgadinhos, sache etc). - ANJOHT: tinta gráfica utilizada em máquinas flexográficas e rotogravura. Desenvolvido para estrutura de Filme de Poliéster, (PET/PE, PET metalizado/PE e PET/Alumínio/PE), filmes de Polipropileno Biorientado e Polietileno. Possui excelente printabilidade (desenvolvida para impressoras de alta velocidade), bom brilho e secagem, possui a maior força de delaminação comparado as linhas convencionais e baixo teor de solvente residual. Indicado para: embalagens laminadas como embalagens de leite em pó, rótulos, sacolas, picolé, salgadinhos, café, azeitonas, ração animal, etc). - ANJORAF: Indicado para impressão de embalagens de sacos de ráfia, sacos industriais (acondicionamento de rações animais, açúcar, grãos, sementes, farinha, produtos químicos e agrotóxicos). - ANJOBAG: Indicado para impressão em filmes com estrutura de PEBD tratado, média densidade tratado, PEAD. Indicado para impressão de sacolas promocionais, sacolas e embalagens de produtos não oleosos e que não serão expostos a baixas temperaturas. - Demais linhas ou aplicação, procure nosso departamento técnico através do SAC, vendedor/representante de sua região através do site da Anjo.
  • Quais os Benefícios do SETA?
    - Rastreabilidade dos componentes, fórmulas e retorno; - Gerenciamentos de custos; - Repetibilidade das cores; - Disponibilidade do software em rede; - Biblioteca de informações técnicas; - Atualizações de novas versões sem custo; - Atualização do software via internet; - Possibilidade de comunicação com outros softwares; - Emissão de etiqueta personalizada; - Relatórios de custo, rastreabilidade, histórico e de produção.
  • Quais os passos corretos para uma boa impressão?
    - 1˚ passo: Ajuste da tinta ao processo: A tinta deve ser desenvolvida especificamente para a condição de máquina e clima de cada cliente, sendo que, para este obter o máximo de desempenho do produto deverá seguir todas a orientações especificadas no boletim técnico do fornecedor e obedecer a faixa de viscosidade e secagem de aplicação. - 2˚ passo: Ajuste do solvente a tinta: Os solventes e thinners são empregados para auxiliar na fabricação das tintas, na solubilização da resina, no controle de viscosidade e secagem, sendo responsável por dar fluidez a tinta para aplicação. Portanto, é importante utilizar um thinner balanceado para cada processo. - 3˚ passo: Controle da tinta em processo: Recomenda-se o controle das especificações de viscosidade e secagem da tinta no início de um pedido e a cada 2 horas durante a impressão. - 4˚ passo: Controle da cor em máquina: Deve-se fazer a tiragem periódica da impressão para realizar o monitoramento da cor em relação ao padrão. - 5˚ passo: Evitar Contaminações: Realizar inspeção prévia e detalhada de todo o grupo impressor como: as bombas, as mangueiras, as facas a fim de garantir a máxima limpeza e impedir contaminações à tinta e consequentemente à impressão. - 6˚ passo: Gerenciamento do Estoque: Deve-se separar as tintas que retornam das máquinas, ou seja, aquelas que foram utilizadas das tintas novas. Todas as linhas de tintas devem estar em posição definida no estoque e as tintas contaminadas devem ser segregadas e corretamente identificadas para posterior recuperação. Mensalmente, deve-se controlar a entrada e saída de materiais e faz-se necessário o levantamento da quantidade de tintas para recuperação, afim de consumir todos os retornos de máquina.
  • Qual melhor thinner para o processo de impressão de embalagens?
    O thinner deve ser adequado a estrutura dos mesmos solventes presentes nas tintas e estas também devem prever uma distribuição equivalente. Sendo levado em conta a condição climática da região onde o produto será utilizado.